segunda-feira, 31 de março de 2008

A Corrida Eleitoral no Zimbábue


Diante da demora na apuração dos votos da eleição presidencial no Zimbábue, a oposição se antecipou e anunciou nesta segunda-feira a “ampla vitória”do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) frente aos 28 anos de ditadura do presidente candidato à reeleição no País, Robert Mugabe.

O herói africano na luta pela independência do país, agora, enfrenta uma crise econômica que eleva a inflação ao índice de cem mil por cento ao ano, mas a situação inflacionária é atribuída às sanções impostas pelo ocidente, desde 2002, devido à violência imposta ao povo como mecanismo de manutenção do poder.

O Movimento para a Mudança Democrática (MDC) divulgou os resultados parciais do pleito e apontou seu candidato, Morgan Tsvangirai, como o grande vencedor. Segundo declarou o secretário-geral do partido, Tendai Biti, "O povo votou contra a ditadura e não se pode mudar a vontade popular mediante manobras de fraude”.

O mundo está atento ao desfecho da corrida eleitoral no Zimbábue, temendo que se repita a onda de violência que tomou conta do Quênia e que permanece meses após as eleições no País. Os resultados oficiais ainda não foram divulgados.

Um comentário:

Clarice disse...

ok, vamos atualizar com o panorama em novo post, dando os resultados e fazendo um comentário opinativo. Que tal? Continuem usando elementos gráficos, como mapas e fotos, funciona bem.