Presidente do Zimbábue desde 1987, Robert Gabriel Mugabe recebeu sua educação na Escola Missioneira Empandeni de Kutama, onde obteve o titulo de professor. Entre 1948 e 1951, Mugabe estudou na Universidade Sulafricana de Fort Hare e conheceu a agitação estudantil contra o regime racista que predominava na África do Sul. Com passagem em várias universidades, retornou ao Zimbábue (então Rhodesia) em 1960 e passou a militar em movimentos de libertação dos negros contra as autoridades coloniais britânicas. Fez parte do Partido Nacional Democrático e em fuga na Tanzânia, fundou a União Nacional Africana do Zimbábue (ZANU). Em 1964, depois de retornar ao País, foi preso e permaneceu na cadeia por dez anos, de onde cursou direito por correspondência com a Universidade de Londres. Em 1975, Mugabe estava em Moçambique, quando foi eleito presidente do partido Zanu e ordenou intensificar a luta armada contra o regime racista de Ian Smith, implantado em 1965.
Até ser eleito presidente do Zimbábue, Robert Mugabe era conhecido pela imagem de um líder guerrilheiro adepto do marxismo, que lutava pela libertação do seu povo das forças de um regime minoritário e explorador que se impunha ao País. No entanto, o líder repetiu a história de outros revolucionários espalhados pelo mundo e ao atingir seus objetivos, se corrompeu, implantou um projeto de poder ditatorial e sustentou-se por meio da corrupção, do medo e da violência.
segunda-feira, 31 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
A história do Mugabe é interessante, e a colocação do vídeo dá movimento ao blog (no caso em questão, bastante "movimento"). Mas é preciso investir mais na tua visão e avaliação pessoal. Por que o Mugabe, entre tantas figuras controversas, te toca? Qual a tua interpretação pessoal da conjuntura que o cerca??
Postar um comentário